quinta-feira, 7 de maio de 2009

Histórias Digitais

Estive, recentemente, numa conferência em se falou de "histórias digitais". Um conceito novo para mim, mas que me despertou a atenção.
Sugiro vejam as histórias disponíveis no site http://www.storycenter.org/stories/.
Aqui fica a notícia do encontro internacional:
A Vila de Óbidos vai acolher, no próximo dia 27 de Junho de 2009,uma Conferência Internacional dedicada ao Digital Storytelling, uma recente metodologia, com origem nos Estados Unidos da América, que tem como finalidade formar as pessoas na criação de narrativas multimédia que combina, música, vídeo, fotografias e a voz do próprio autor.
Nos últimos anos o Digital Storytelling provou já em diversos países, e em variados sectores de actividade, ser uma excelente ferramenta de apoio, seja no campo da Educação, Saúde, Prevenção, Direitos Humanos, Integração de Imigrantes e Minorias e outros.
A Conferência de Óbidos irá permitir, a uma audiência nacional e internacional, a exposição a casos práticos de sucesso neste campo e assistir a um festival de histórias digitais aberto ao público em geral.
Foram convidados como oradores, personalidades nacionais e internacionais, com destaque para Joe Lambert, o fundador do Center for Digital Storytelling de Berkeley. Foram ainda convidados personalidades nacionais como António Câmara, da YDreams, Diogo Vasconcelos, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), e Henrique Pinto, da CAIS.
Uma sondagem informal efectuada pelo Center for Digital Storytelling, que desenvolveu esta metodologia, concluiu que cerca de 80 países em todo o mundo têm, ou tiveram recentemente em curso, iniciativas de Digital Storytelling.
O seu crescimento explosivo nos últimos anos tem demonstrado a força desta nova forma de Comunicação que teve origem num pequeno grupo de artistas e comunicadores na década de 90, na Califórnia.
No entanto, esta metodologia tem sido alvo de grandes evoluções e a utilização de histórias tem crescido de forma exponencial em áreas como as comunicações móveis e, sobretudo, campanhas de prevenção e promoção de causas sociais.
O Center for Digital Storytelling é uma associação artística sem fins lucrativos baseada em Berkeley EUA. O seu objectivo é promover o desenvolvimento das narrativas pessoais e apoiar pessoas de todas as idades neste propósito. in: http://www.cm-obidos.pt

Sem comentários: