sábado, 13 de dezembro de 2014

Blogs na sala de aula – a janela aberta para o mundo

Os blogs educacionais são uma ferramenta pedagógica centrada na aprendizagem. Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir capacidade de atuarem tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes, essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea.
Glogoff (2005)

A escola, os/as professores/as e os/as alunos/as do século XXI enfrentam novos desafios. O advento tecnológico trouxe novas perspectivas de ensino/aprendizagem. Vivemos na era das conexões, da partilha, dos comentários e da aprendizagem colaborativa.
Os computadores, tabets, ipads, iphones ou smartphones são a forma de comunicar e socializar dos/as alunos/as do novo milénio, quase sempre ligados à rede. Assim sendo, o desafio do professor/a passa por comunicar e interagir com os/as alunos/as, através da utilização da tecnologia.
O ponto fundamental do debate em torno da utilização das tecnologias na educação é: estão os/as professores/as preparados/as para o fazer? Estão os/as alunos/as interessados/as em utilizar as tecnologias para aprender conteúdos escolares? Nada como experimentar e dar a conhecer aos/às alunos/as novas formas de aprender! Se os/as professores/as não arriscarem e experimentarem e os/as alunos/as não forem expostos a novos desafios e experiências, podem perder-se oportunidades.
A ferramenta que escolhi para este relatório é o blog. Foi uma ferramenta que utilizei durante a minha prática profissional, em contexto de formação não formal e informal (o blog educativo), utilizando-o como recurso ao apoio escolar e promoção da inclusão digital. Considero que o blog tem inúmeras potencialidades, sendo capaz de agregar texto, som e vídeo e de fácil “consumo” por parte dos/as alunos/as. Numa perspectiva de aluno/a produtor/a de conteúdos, estas ferramentas são também de fácil exploração e concepção. Considero ainda que a colaboração e a cooperação, essenciais à tomada de conhecimento, são fortemente potenciadas pelos blogs (desde que os/as alunos/as se empenhem nas tarefas e queiram de facto aliar a tecnologia à aprendizagem).
Comecei a utilizar o blog antes do “boom” do plano tecnológico em Portugal. O resultado da implementação do blog foi positiva e teve boa aceitação por parte dos/as jovens, na medida olhavam com bons olhos tudo o que lhes permitia estar na net (ligados na rede), sendo por isso bem aceite. Os conteúdos que disponibilizava iam ao encontro das necessidades individuais de cada jovem, num determinado momento, mas também eram disponibilizadas tarefas de âmbito da educação não formal (atelier que dinamizava e propostas de trabalho). Postava diversos recursos educativos em formatos distintos, por exemplo, links para outras páginas, vídeos, textos, apresentações, áudios, desafios de escrita e de pesquisa, resultado de trabalhos realizados em diversos ateliers e até notas e avisos.
Um blog pode ser definido como um conjunto de informações ou de registos, denominados post’s, disponíveis na internet, ordenados de forma cronológica e que o/a autor/a vai actualizando com frequência. A criação de um blog é bastante fácil e não requer grandes conhecimentos técnicos. As plataformas que alojam os blogs possuem tutoriais que prestam auxilio em caso de dúvidas que possam existir.
Os blogs estão categorizados no software social que, segundo Marinho (2007), citando Sutter; Alexander; Kaplan, (2005)
Vem sendo definido como uma ferramenta, (para aumentar habilidades sociais e colaborativas humanas), como um meio (para facilitar conexões sociais e o intercâmbio de informações) e como uma ecologia (permitindo um “sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num ambiente particular local”).
Gomes (2005) aponta como principais potencialidades dos blogs educativos o desenvolvimento de múltiplas competências, (que considero estarem ligadas à literacia digital e à literacia da informação), entre as quais a pesquisa e selecção de informação, a produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços, às quais acrescento a reflexão e a partilha.
A utilização dos blogs em contexto escolar, como refere Gomes (2005), "pode ser feita tanto como recurso pedagógico, onde o professor disponibiliza informação de interesse para os/as alunos/as ou onde são disponibilizados conteúdos sobre determinadas matérias; quer como estratégia pedagógica, onde se pode desenvolver um portefólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e um espaço de integração."
Em guisa de concussão, considero que tive uma experiência positiva através da implementação do blog educativo. Penso que a sua utilização, como complemento à sala de aula, quer seja como recurso pedagógico quer seja como estratégia pedagógica, tem um alcance alargado, que vai desde os/as agentes educativos, aos/às alunos e aos/às encarregados/as de educação. São uma forma de extrapolar as paredes da sala e os muros da escola. Onde quer que há rede, o/a professor/a e o/a aluno/a estão conectados/as.
A importância da utilização do blog em contexto educativo reside na possibilidade de ocorrerem novas formas de aprendizagem e no estímulo que este pode trazer à mesma.

COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete & FRADÃO, Sandra (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Lisboa: Santillana. http://www.slideshare.net/digitalescola/501855-001-144
MARINHO, Simão (2007) Blog na educação & manual básico do blogger, Universidade Católica de Minas Gerias

MENDES, António; PEREIRA, Isabel; COSTA, Rogério, ed. lit. – “SIIE05 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 7, Leiria, 2005”. Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 2005. ISBN 972-95207-4-7. p. 311-315.

Sem comentários: