quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Como podem os/as formadores, ao conceber programas e conteúdos de formação, promover uma aprendizagem autónoma?

Os materiais e conteúdos que os/as formadores/as constroem devem ser dotados de estratégias que despertem o interesse pelos temas propostos, motivem para a auto-aprendizagem, para o conhecimento e sobretudo para a curiosidade pelo saber mais, tanto sobre este tema como por outros que se correlacionem.
Nos conteúdos deve estar subjacente a criação de esquemas e processos que potenciem auto-aprendizagem e conhecimento.
Penso também que é necessário, e até primordial, construir conteúdos com os quais os indivíduos se identifiquem e que, a partir daí, consigam desenvolver o seu próprio processo de auto-aprendizagem que os/as leva à construção do conhecimento. Daí advém o sucesso do/a professor/formador e do/a aluno/formando e do processo de aprendizagem.
Os conteúdos deve ser criar a necessidade de saber mais e o despertar consciências. Tal como no marketing, em que se criam necessidades de consumo, também na educação/formação, de uma forma mais assertiva, deve contemplar-se este aspecto.

Sem comentários: