segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A chave para a aprendizagem - Comunidades de aprendizagem

E-fílio A - Educação e Internet

A educação a distância é caracterizada pela distância física e temporal nas interacções entre professor e alunos.
Até há bem pouco tempo, a interacção entre alunos não era contemplada, porém, com o aparecimento da internet, a educação a distância entrou numa nova etapa, como refere Moore, a geração da internet e da Web. Assim sendo, surgiu a educação online, que trouxe uma nova dimensão à educação a distância. Nesta nova fase, os alunos começaram a interagir uns com os outros, a formar as comunidades virtuais, em que discutem entre si os mais variados conteúdos. Pode mesmo considerar-se que as discussões nas comunidades virtuais têm a mesma riqueza das que ocorrem em regime presencial. Essa discussão em torno dos conteúdos vem fomentar e promover a aquisição do conhecimento.
As comunidades de aprendizagem, em contexto educativo, formam-se com o intuito de promover o debate sobre as temáticas da aprendizagem. Fazem-se sobretudo em fóruns, forma assíncrona, e chats, forma síncrona.
Porém, surgem várias questões:
Nas comunidades de aprendizagem, as discussões em torno de determinada temática viabilizam aprendizagens producentes ou contraproducentes? Formam-se de facto conhecimentos credíveis? Por vezes as discussões em torno de determinados temas e conteúdos valem-se de opinião e interpretação pessoal de cada um sobre determinado tema. Ocorrem enganos, surgem, boatos e criam-se falsas verdades que por vezes são difíceis de desmistificar. Surge então a questão: são ou não rentáveis as comunidades de aprendizagem? Qual o papel do/a professor/a na dinamização das mesmas?
É nessa perspectiva, de criar discussões salutares e fiáveis, que o professor tem que intervir, como moderador, para auxiliar os alunos na aquisição dos conhecimentos. Assim sendo, o professor tem que estar atento, de forma pouco perceptível, quase invisível, às discussões tidas pelos alunos/as.
Woodruff (2002), refere quatro factores de coesão relativamente às comunidades, na perspectiva da aprendizagem:
. comunidade
. identidade
. participação discursiva
. valores partilhados
Estas funções são a chave mestra para a continuidade das comunidades.
A intensidade das relações e das discussões entre os membros pode ser preponderante para o sucesso do/a aluno/a. O aluno, enquanto aprendente solitário, pode ter mais dificuldades na elaboração do seu conhecimento.
Em guisa de exemplo, no semestre passado, nas várias unidades curriculares do curso de Educação, da Universidade Aberta, foi visível o decréscimo de participação nos fóruns à medida que o volume de trabalho dos/as alunos/as aumentava.

Recursos:
Wallace, R. (2003) -Aprendizagem Online na Educação Superior: uma Revisão da Investigação sobre as Interacções entre Professores e Estudantes.

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