quinta-feira, 6 de novembro de 2008

“É importante não confundir estudo e aprendente autónomos com deixar o estudante fazer o que lhe apetece”



“O Professor ou Tutor no EaD é gestor do processo didáctico sendo o grande responsável pela disposição do aluno querer desenvolver sua aprendizagem autónoma.” - António Silva*
A aprendizagem autónoma não pode ser confundida com aprendizagem anárquica.
Como em qualquer contexto de educação, o/a tutor/formador/professor/a tem um papel preponderante no processo de aprendizagem dos/as alunos/as ou formandos/as, assim como dos conteúdos que são propostos. É um guia no processo de aprendizagem.
Assim sendo, cabe ao professor/formador potenciar a aprendizagem. Ele/ela é moderador/a e promotor/a da aprendizagem, ou seja, orienta o formando/aluno no seu processo de aprendizagem, contemplando sempre a autonomia do pensamento do mesmo.
O ensino tradicional, em que o professor é o único detentor do saber, que nada potencia a aprendizagem, como refere um dos autores, “apenas cria máquinas de repetição”, não é, de todo, a solução. O que se quer numa sociedade democrática são seres pensantes, dotados de ferramentas que lhes possibilitem a saudável interacção em sociedade, a autonomia individual e que sejam capazes de superar as dificuldades recorrentes no dia a dia.
Como tal, a aprendizagem autónoma tem um papel importante nessa construção do pensamento, pois o individuo chega ao conhecimento pelos seus próprios meios, isto é, não se encontra num sistema de “doutrinação”, mas sim de construção autónoma do conhecimento.
Na prática, nada disso acontece. Modelos pedagógicos como o de Paulo Freire, da Escola Moderna e até mesmo da Escola da Ponte são dados como exemplo, porém, nos estabelecimentos de ensino, o modelo adoptado é sempre o da doutrinação…

Fico-me com esta frase: os/as alunos/formandos são um espelho dos/as professores/formadores que têm.

Antonio Carlos Ribeiro da Silva - Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, Abril/2004
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm

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