Os blogs educacionais são uma ferramenta
pedagógica centrada na aprendizagem. Como atividade centrada nos alunos, os
blogs permitem a eles construir capacidade de atuarem tanto individualmente
como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes, essenciais
para as pessoas na sociedade contemporânea.
Glogoff (2005)
A escola, os/as professores/as e os/as alunos/as
do século XXI enfrentam novos desafios. O advento tecnológico trouxe novas perspectivas de ensino/aprendizagem. Vivemos na era das conexões, da partilha, dos comentários e da aprendizagem colaborativa.
Os computadores, tabets, ipads, iphones ou
smartphones são a forma de comunicar e socializar dos/as alunos/as do novo
milénio, quase sempre ligados à rede. Assim sendo, o desafio do professor/a
passa por comunicar e interagir com os/as alunos/as, através da utilização da
tecnologia.
O ponto fundamental do debate em torno da
utilização das tecnologias na educação é: estão os/as professores/as preparados/as
para o fazer? Estão os/as alunos/as interessados/as em utilizar as tecnologias
para aprender conteúdos escolares? Nada como experimentar e dar a conhecer
aos/às alunos/as novas formas de aprender! Se os/as professores/as não
arriscarem e experimentarem e os/as alunos/as não forem expostos a novos
desafios e experiências, podem perder-se oportunidades.
A ferramenta que escolhi para este relatório
é o blog. Foi uma ferramenta que utilizei durante a minha prática profissional,
em contexto de formação não formal e informal (o blog educativo), utilizando-o
como recurso ao apoio escolar e promoção da inclusão digital. Considero que o
blog tem inúmeras potencialidades, sendo capaz de agregar texto, som e vídeo e
de fácil “consumo” por parte dos/as alunos/as. Numa perspectiva de aluno/a
produtor/a de conteúdos, estas ferramentas são também de fácil exploração e concepção. Considero ainda que a colaboração e a cooperação, essenciais à tomada
de conhecimento, são fortemente potenciadas pelos blogs (desde que os/as
alunos/as se empenhem nas tarefas e queiram de facto aliar a tecnologia à
aprendizagem).
Comecei a utilizar o blog antes do “boom” do plano
tecnológico em Portugal. O resultado da implementação do blog foi positiva e teve
boa aceitação por parte dos/as jovens, na medida olhavam com bons olhos tudo o
que lhes permitia estar na net (ligados na rede), sendo por isso bem aceite. Os
conteúdos que disponibilizava iam ao encontro das necessidades individuais de
cada jovem, num determinado momento, mas também eram disponibilizadas tarefas
de âmbito da educação não formal (atelier que dinamizava e propostas de
trabalho). Postava diversos recursos educativos em formatos distintos, por
exemplo, links para outras páginas, vídeos, textos, apresentações, áudios,
desafios de escrita e de pesquisa, resultado de trabalhos realizados em
diversos ateliers e até notas e avisos.
Um blog pode ser definido como um conjunto de
informações ou de registos, denominados post’s, disponíveis na internet,
ordenados de forma cronológica e que o/a autor/a vai actualizando com frequência.
A criação de um blog é bastante fácil e não requer grandes conhecimentos
técnicos. As plataformas que alojam os blogs possuem tutoriais que prestam
auxilio em caso de dúvidas que possam existir.
Os blogs estão categorizados no software
social que, segundo Marinho (2007), citando Sutter; Alexander; Kaplan, (2005)
Vem sendo definido como uma ferramenta, (para
aumentar habilidades sociais e colaborativas humanas), como um meio (para
facilitar conexões sociais e o intercâmbio de informações) e como uma ecologia
(permitindo um “sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num
ambiente particular local”).
Gomes (2005)
aponta como principais potencialidades dos blogs educativos o desenvolvimento de múltiplas competências,
(que considero estarem ligadas à literacia digital e à literacia da informação),
entre as quais a pesquisa e selecção de
informação, a produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços,
às quais acrescento a reflexão e a partilha.
A utilização dos blogs em contexto escolar,
como refere Gomes (2005), "pode ser feita tanto como recurso pedagógico, onde o
professor disponibiliza informação de interesse para os/as alunos/as ou onde
são disponibilizados conteúdos sobre determinadas matérias; quer como
estratégia pedagógica, onde se pode desenvolver um portefólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço
de debate e um espaço de integração."
Em guisa de concussão, considero que tive uma
experiência positiva através da implementação do blog educativo. Penso que a sua
utilização, como complemento à sala de aula, quer seja como recurso pedagógico
quer seja como estratégia pedagógica, tem um alcance alargado, que vai desde
os/as agentes educativos, aos/às alunos e aos/às encarregados/as de educação. São
uma forma de extrapolar as paredes da sala e os muros da escola. Onde quer que
há rede, o/a professor/a e o/a aluno/a estão conectados/as.
A importância da utilização do blog em
contexto educativo reside na possibilidade de ocorrerem novas formas de
aprendizagem e no estímulo que este pode trazer à mesma.
COSTA,
Fernando; RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete & FRADÃO, Sandra (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor
como Agente Transformador. Lisboa: Santillana.
http://www.slideshare.net/digitalescola/501855-001-144
MARINHO, Simão (2007) Blog na educação & manual básico do
blogger, Universidade Católica de Minas Gerias
MENDES, António; PEREIRA, Isabel;
COSTA, Rogério, ed. lit. – “SIIE05 : actas do Simpósio Internacional de
Informática Educativa, 7, Leiria, 2005”. Leiria: Escola Superior de Educação de
Leiria, 2005. ISBN 972-95207-4-7. p. 311-315.
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