sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aprendizagem Invertida


A educação do século XXI pressupõe uma eficiente e eficaz utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação em contextos escolares, não como fim, mas como um meio para alcançar a aprendizagem.


A integração de metodologias educativas que vão ao encontro deste pressuposto e das necessidades de aprendizagem dos/as alunos/as, nativos/as digitais, consumidores natos de tecnologias no seu dia a dia, são um meio para o sucesso na aprendizagem.
Aprendizagem invertida, sala de aula invertida ou aula invertida são sinónimos utilizados quando se pretende inverter a metodologia de aprendizagem no ensino tradicional.
Nesta metodologia inverte-se a forma como o/a aluno/a aprende. A aprendizagem é feita de forma activa, com uma forte componente tecnológica, baseada  na diferenciação pedagógica, promovendo o envolvimento do/a aluno/a no processo de aprendizagem.
O conceito de aprendizagem invertida vai para além da criação de vídeos para serem vistos pelos alunos/as fora da sala de aula. A metodologia prevê uma série de pressupostos pedagógicos que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos/as aprendentes.
Veja o vídeo para conhecer a metodologia.

Sem comentários: