sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Conceção de conteúdos e aprendizagem autónoma


Os materiais e conteúdos para auto-estudo devem ser conter estratégias que:
  • Despertem o interesse pelos temas propostos;
  • Motivem para a auto-aprendizagem e para o conhecimento;
  • Estimulem a curiosidade pelo saber mais, tanto sobre o tema proposto como por outros que se correlacionem.
O sucesso da aprendizagem consegue-se através de uma simbiose entre formador/a, formando/a e conteúdo. É importante construir conteúdos com os quais os indivíduos se identifiquem e que, a partir daí, consigam desenvolver o seu próprio processo de aprendizagem. Para tal, nos conteúdos deve estar subjacente a criação de esquemas e processos mentais que potenciem o processo de a aprendizagem.
Tal como no marketing, em que se criam necessidades de consumo, também na educação/formação, de uma forma mais subliminar, deve contemplar-se este aspeto, criando a necessidade e o desejo de aprender. Assim sendo, os conteúdos devem criar a necessidade de saber mais e despertar consciências.

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